Direito Imobiliário
Assessoria na estruturação de operações imobiliárias, mediante análise de risco do negócio; elaboração dos instrumentos contratuais necessários ao desenvolvimento, constituição e comercialização de empreendimentos imobiliários; e atuação junto aos órgãos competentes. Atuação contenciosa em litígios envolvendo questões imobiliárias, a exemplo de ações por atraso de obra, imissão/reintegração de posse, dentre outros.
COMPROU UM IMÓVEL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS? PEÇA A RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO A MAIOR A TÍTULO DE ITIV.
Após comprar um imóvel, para que seja transferida a propriedade ao comprador é necessário, inicialmente, realizar a escritura pública de compra e venda, mediante o pagamento do ITIV (imposto de transmissão inter vivos).
O ITIV, também conhecido como ITIB, é um tributo municipal, aplicado nas operações de transmissões de bens imóveis entre vivos, de forma onerosa.
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça – STJ, através do tema 1.113, consolidou o entendimento de que a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, de forma que o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado.
Em que pese o entendimento consolidado pelo STJ, os cartórios de notas, de forma compulsória, vêm cobrando dos contribuintes o valor do imposto com base no valor venal do imóvel, geralmente superior ao valor da transação/compra e venda.
Dito isso, é importante observar na escritura pública de compra e venda qual foi a base de cálculo utilizada para a cobrança do ITIV. Isso porque, se o imposto foi calculado com base no valor venal do imóvel, o contribuinte pode se valer de ação judicial para reaver o valor pago a maior à título de ITIV, que deveria ter sido calculado com base no valor da compra e venda.
Para uma orientação jurídica mais detalhada, é aconselhável buscar um profissional especializado.
Simões Cardoso
![Dr-Nilton-Simoes Dr-Nilton-Simoes](../../medias/elementor/thumbs/Dr-Nilton-Simoes-qtf7w6dt1wjc4zcjs7jndie62u81gpmzkxduq2r81w.png)
Atuação Consultiva e Preventiva, mediante elaboração de pareceres, contratos de trabalho e regulamentos internos; forte atuação em negociaçõe...
![Dr-Bruno Dr-Bruno](../../medias/elementor/thumbs/Dr-Bruno-1-qtf84l1u6k1nzf4woudioe0lcws8b90k2jg796agec.jpg)
Ampla experiência na área trabalhista e vasta atuação consultiva e litigiosa, em relações individuais e coletivas, com ênfase em procedimento...
![Foto Nathália Foto Nathália](../../medias/elementor/thumbs/Foto-Natha%cc%81lia-2-qs6k64zrzjv5t4ffvlx9abyr59pie8u538ey7p3mv8.jpg)
Atuação em três frentes: consultiva (demandas pré-processuais), preventiva (planejamento previdenciário) e contenciosa (processos administrat...
![Dr-Nilton-Simoes Dr-Nilton-Simoes](../../medias/elementor/thumbs/Dr-Nilton-Simoes-qtf7w6dt1wjc4zcjs7jndie62u81gpmzkxduq2r81w.png)
Atuação consultiva e preventiva desde o planejamento até a constituição da sociedade, incluindo elaboração de documentos e gerenciamento de r...
![Advocacia 16 Advocacia 16](../../medias/elementor/thumbs/Advocacia-16-qqws35ksrg7z8dzr5gqfias3v4kq6sxzu4nh8nqpok.jpg)
Consultoria em direito condominial para síndicos e administradores, elaboração de contratos, atas e regimentos. Recuperação de crédito por co...
![Dra-Luiza-Simon2 Dra-Luiza-Simon2](../../medias/elementor/thumbs/Dra-Luiza-Simon2-qtf7ivxyf8cdzgnidyqjmd4jppq7mrvm35bpg8gm10.png)
Atuação contenciosa em ações civis e administrativas, e consultiva na análise de contratos e prevenção de conflitos judiciais.
![Advocacia 10 Advocacia 10](../../medias/elementor/thumbs/Advocacia-10-qqws35ksrg7z8dzr5gqfias3v4kq6sxzu4nh8nqpok.jpg)
Atuação Contenciosa judicial e administrativa, mediante defesa do interesse dos clientes em litígios envolvendo o direito consumerista, a exe...
![Advocacia 12 Advocacia 12](../../medias/elementor/thumbs/Advocacia-12-qqws35ksrg7z8dzr5gqfias3v4kq6sxzu4nh8nqpok.jpg)
Assessoria na estruturação de operações imobiliárias, mediante análise de risco do negócio; elaboração dos instrumentos contratuais necessári...